O segmento das franquias de educação e treinamento foram extremamente procuradas por investidores no ano de 2015, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

As franquias de educação e treinamento correspondem, em número de unidades, a uma fatia de 11% do franchising no Brasil, tendo encerrado o ano de 2015 com 15.267 unidades em operação.

Ainda baseados nos dados da entidade máxima do franchising brasileiro, o segmento de franquias de educação faturou R$ 9,2 bilhões em 2015, um aumento de 8,7% em relação ao ano anterior.

O crescimento do número de franqueadoras também foi alto, passando de 280 marcas do segmento no franchising. Os investidores têm cada vez mais opções de marcas para investir, permitindo que pesquisem melhor a reputação das empresas e tomem um decisão certeira.

A franquia Kumon, por exemplo, está na 8ª posição do ranking geral de franqueadoras que mais têm unidades no Brasil, ultrapassando o número de 1.500 lojas, em todos os estados da federação. A franquia Kumon é a maior marca do segmento de educação e treinamento no Brasil.

Também estão em pleno crescimento as franquias Prepara Cursos Profissionalizantes (587 unidades) e a Microlins (411 escolas), consagradas entre as TOP Franquias do segmento em 2015.

A expectativa do segmento para 2016 é de manter a expansão agressiva, mas sustentada, buscando sempre o crescimento não só do número de franquias, mas principalmente do número de alunos das escolas.

(Fonte: Sebrae)